Não adianta, acontece com todo mundo: às vezes parece que nosso cérebro para de funcionar e bloqueia todas as ideias e a gente fica perdido. Aí a gente não sabe, por exemplo, como começar-continuar-terminar um texto. Bloqueio criativo é tipo aquelas visitas surpresa que a gente a-do-ra <3
Em ambos os casos: não adianta se desesperar, né? Com o bloqueio criativo tem algumas coisas que podem liberar as ideias e ajudar a gente a fazer um trabalho bacana. Não existe cura milagrosa porque cada pessoa é diferente, cada um acaba descobrindo o que ajuda mais nessas horas. Mas vou deixar aqui algumas sugestões de coisinhas que eu costumo fazer quando falta inspiração e o deadline tá chegando.
Ouça uma música. A música está sempre presente na minha vida. No ônibus, na academia, no trabalho. Música inspira de tantas maneiras <3 Quando a mente fica bloqueada, minha primeira opção é procurar uma música bacana. Pode ser calma, animada, brasileira, gringa… tem até playlist por aí pronta pra ajudar na inspiração!
Pergunte. Conversar com outras pessoas ajuda a ter uma nova perspectiva sobre o assunto em questão. Discutir com uma ou duas pessoas pode fazer surgir ótimas ideias. Não tenha vergonha de pedir ajuda para o coleguinha do lado!
Mexa-se. Ficar o dia inteiro sentado na cadeira em frente ao computador não ajuda mente nenhuma a criar. Não precisa sair e dar uma volta na cidade inteira. Mas sempre ajuda levantar, tomar um café, esticar a perna, fazer um alongamento. Confesso: aqui na BCOMB rola uma vantagem nesse ponto porque a vista é linda 😉
Busque referências. Pode se inspirar no que as outras pessoas estão fazendo na mesma área. Não pode copiar!!! Mas a inspiração pode vir também dos colegas de profissão. O amigo Insta já falou sobre referências aqui no blog, confere lá!
Se joga. Teve uma ideia e pensou ‘nossa, muito ruim, não vai dar pra fazer isso’? Se joga! Nem sempre o nosso julgamento é o melhor nesse caso. Arrisque. Vai que bem essa ideia que você ia descartar é aquela que o cliente ama? – been there, done that.
Recomece. Começar do zero não é sempre sinônimo de desperdício de tempo. Na pior das hipóteses, você já sabe o que não fazer.
É isso. Como eu disse, não tem passe de mágica pra resolver o problema. Com o tempo a gente descobre o que ajuda mais ou menos nesse processo 🙂 Espero que as dicas sejam úteis!