Se tem aquela velha certeza de que pra ser designer (ou artista, ou qualquer coisa que exija criação) é necessário ter uma criatividade sobre-humana. Quem nunca ouviu que “ah eu jamais poderia trabalhar nisso, eu não sou nada criativo”? Então, ta tudo errado.
Design é processo, não mágica. Design é questão de tempo, NÃO MÁGICA (mais uma vez pra reforçar).
Cada vez que um trabalho chega para um designer existem algumas coisas para serem levadas em consideração:
– O branding do cliente: Todo o universo que a marca criou, os elementos gráficos, a linguagem, as cores… Não dá pra fazer uma peça azul Pepsi numa propaganda da Coca-Cola, né non?
– A plataforma que vai receber a peça de design: cada plataforma tem suas exigências, sejam elas de sistema de cor, quantidade de texto, tamanho, proporção, etc.
– ReFeRêNcIaS: e é esse ponto aqui que quero dissertar um pouco mais.
O que são e pra que servem as referências?
Referências são basicamente tudo o que te rodeia. Tem uma tv ligada perto de onde vc está? Tá passando um programa bacana? Referência. Ou melhor, nesse site tem algumas imagens, cores. Referência também. Referências são coisas pré-existentes, que outros colegas designers e/ou artistas, arquitetos, etc, fizeram que servem para nos dar “dicas” na criação de algo novo. É muito importante ter essas referências para que se evite fazer algo muito parecido, mas também é igualmente necessário não plagiar o que já foi feito! Lembrem-se: tudo é um remix (recomendo essa série maravilhosa que tem exatamente esse nome “Everything is a remix”).
Ao longo da vida, vamos nos deparando com situações diferentes, lugares diversos, temos acesso a mídias diferentes, e tudo o que nos chama a atenção fica “guardado” na nossa memória como referência, logo, nenhum criativo é igual ao outro! Cada um tem sua “voz” por que cada um tem sua memória.
Todas essas informações devem ficar muito bem guardadas e organizadas, ok? No caso da agência, é legal separar referências em pastas para cada cliente, por que quando você precisar, vai estar lá tudo bonitinho.