Growth Hacking é um conceito inovador que define um conceito que tem como objetivo de aumentar o número de usuários de um produto, serviço e até mesmo página da web. Por meio de metodologias escaláveis, o growth hacking faz as métricas de conversão aumentar. Pode parecer um termo bastante novo, porém muitas empresas já estão utilizando essa técnica hoje em dia. Geralmente utilizada em startups ou grande times de marketing o growth hacking vem ganhando cada vez mais espaço.
O termo em si foi inventado por Sean Ellis para descrever experimentos que ele mesmo realizava em empresas onde trabalhava, Sean dizia que growth hacking é marketing orientado a experimentos, e podemos entender o conceito como uma prática de encontrar gatilhos que ajudam o crescimento acelerado de alguma coisa quando são acionados.
Um profissional que trabalhe com growth hacking precisa entender de marketing e também de processos, tecnologia e metodologia de experimentos, mas principalmente de psicologia do consumidor. Entender todo o processo da jornada de compra, a reação das pessoas quando sofrem interações de marcas, as motivações que as fazem comprar, todo o comportamento do consumidor do viés psicológico e social é muito importante para que esse profissional recorra aos conhecimentos de marketing para conseguir encontrar os tais “gatilhos” de crescimento no processo de vendas de uma empresa, buscando na experimentação a comprovação de todas seus estudos e teorias.
Mais do que um cargo, o growth hacking precisa ser visto como uma forma de pensar é possível que qualquer profissional da área de marketing consiga desenvolver esse tipo de pensamento e com isso alavancar melhores resultados para a empresa em que trabalha. É muito difícil ainda no Brasil encontrarmos empresas com o cargo de growth hacking criado especificamente para uma pessoa, por isso que é cada vez mais importante no mundo do marketing digital conhecer a fundo o tema, estudá-lo e aplicá-lo no dia a dia de um departamento de marketing de qualquer empresa.
A função do conceito todo é encontrar qualquer lacuna aberta para conseguir fazer com que os resultados de um negócio qualquer aumentem exponencialmente, podendo ser aplicado em outros departamentos além do marketing como o comercial, a controladoria ou qualquer área de uma empresa onde existam possíveis gatilhos para serem explorados para fazer a empresa crescer, e esse crescimento vai além do valor em vendas, por isso é um conceito muito válido de ser explorado em outras áreas.
O growth hacking não é mágica e sim uma forma científica de abordar as estratégias de marketing, e também não é antiético como pode parecer por causa da palavra “hacking”. Nesse caso essa palavra é utilizada pela tradução de brecha, porém muito diferente das brechas de segurança que são encontradas por hackers que cometem crimes online. O processo aqui existe para gerar ideias que servem para aumentar o crescimento de métricas e podem ser desde pesquisas de cases até benchmarking com empresas que são referência no seu segmento. Pensar dessa forma ajuda qualquer profissional a explorar de maneira embasada possíveis lacunas que podem aumentar o crescimento de qualquer empresa.