Uma das principais estratégias de marketing em que todos os especialistas precisam se dedicar é sobre o posicionamento de marca. Quando falamos de campanhas generalizadas, raramente elas estão preocupadas com esse tema tal qual deveria, pelo menos é isso que o oitavo hangout da Brand Insights revelou. Muitas companhias pensam apenas em se limitar, colocar-se perante uma limitação dentro do setor que está inserida. O que ninguém esperava é que quem se limitasse a essa forma, perderia. Principalmente no tocante a materialização da promessa realizada.
Isso porque a marca de uma empresa está plenamente relacionada com aquilo que ela desenvolve. É uma relação eterna e frequente entre aquilo que eu prometo e o que eu entrego ao meu consumidor. O posicionamento de uma marca não consegue, por várias vezes, ser concreto. Em muitos casos eles nos remetem a sentimentos e comportamentos difíceis de serem representados. É nesse momento que você deverá contar com todo o seu suporte da equipe de TI, para que junto com o departamento de marketing, eles consigam expressar esse sentimento fazendo com que o consumidor consiga captar a essência da marca.
A Coca-Cola, por exemplo, é uma das empresas que já se utilizou de ferramentas de produtos incríveis para conseguir tornar seu posicionamento uma expressão da verdade que ela comercializa. Segunda ela, a amizade e a felicidade sempre podem ser compartilhadas entre os amigos, o que demonstra em seus filmes e comerciais, mas não ficou apenas nisso. Em 2003, os engenheiros criaram uma latinha que, quando torcida, ela se dividida em duas. Ou seja, realmente era necessário dividir aquela alegria.
Essa ação fora promovida pela Ogilvy Paris e Cingapura, compondo toda a campanha da empresa que falava sobre “Abrir a felicidade”. E foi uma forma muito criativa de conseguir abrir essa felicidade compartilhada, diga-se de paisagem.
Posicionamento nos momentos de polêmica
Não basta apenas ter uma linha e se posicionar perante ela. É necessário desenvolver uma postura consciente também nos momentos de polêmicas e reviravoltas, principalmente nas redes sociais, que é onde os usuários recorrem a primeiro momento quando querem prestar queixas.
Isso quer dizer que não basta apenas escolher um lado. Isso quer dizer que o lado que eu escolher me posicionar esteja de acordo com a política da empresa, evitando que o seu público se confunda em longo prazo.
Um exemplo disso fora o posicionamento que O Boticário fez no dia dos namorados, no ano de 2015, quando “considerou justa toda a forma de amor”, trazendo casais homossexuais para comemorar esse dia tão esperado na franquia. Causou muita polêmica, mas a postura não mudou. O mesmo no comercial de dia dos pais, em que trás o “pai de coração”, que também é pai. É lógico que a empresa tocou em temas polêmicos, que dividiram o público.
Há aqueles que não gostaram e há aqueles que incentivaram o posicionamento positivo da empresa, sem contar que o marketing dele atingiu comentários a nível internacional. Ou seja, além de ganhar a confiança do público-alvo, também ganha repercussão positiva à sua imagem.