Hoje o WordPress é a plataforma CMS mais usada em todo o mundo. Com a fácil prática de uso, ele se destaca por sua flexibilidade em relação à outras plataformas.
Mas primeiramente, o que é CMS?
CMS, em inglês significa Content Management System. Traduzindo para português ele é nada mais, nada menos que um Sistemas para Gerenciamento de Conteúdo.
Com esse tipo de plataforma você pode conferir tudo de seu site, SEO, Páginas, Postagens, Mídias e tudo mais que será comentado durante este post.
Se liga na barra lateral esquerda desse gif! Ela tem todo o conteúdo do nosso site, sendo possível encontrar e fazer todas as alterações necessárias.
Mas então, quais são as vantagens do uso do WordPress? Vamos lá.
1- Facilidade de uso
O gerenciador foi feito para todo tipo de usuário, desde o leigo que não sabe de programação WEB ao próprio desenvolvedor que construiu o site. Tudo muito direto e usual.
2- Código Open Source
Uma facilidade do WordPress é o seu código aberto. Útil para o desenvolvedor e quem mais necessite alguma alteração no seu tema ou mesmo no próprio gerenciador – Antes de fazer qualquer alteração, leia a documentação do tema para não gerar problemas 😉
3- Plugins
Os plugins servem para completar o seu site, como extensões. Desde um simples plugin de formulário ao potente Woocommerce (o melhor plugin de E-commerce do WordPress, totalmente completo e com uma configuração super simples ;).
Pra conferir alguns dos plugins que não podem faltar no seu site WordPress, clique aqui.
4- Preço
O WordPress é gratuito, mas alguns Temas e Plugins podem ser pagos. Você consegue investir pouco em Temas prontos e plugins essenciais para o seu site, tendo um retorno muito maior. No ThemeForest você encontra uma variedade de temas, de simples institucionais (apenas uma apresentação) à lojas virtuais completas.
Ahhhh e é claro, também existem ótimos temas grátis pelo Google a fora! Fique ligado, mais pra frente daremos umas dicas para a introdução ao desenvolvimento de Temas WordPress 😉
5- Como a Havaianas, todo mundo usa
Por último, mas não menos importante: a popularidade. Se você encontrar um erro ao tentar configurar algo do WordPress, a chance de você soluciona-lo pesquisando no Google é de 99.9%. O número de usuários é tão grande que se você tiver uma questão a resolver, pesquisando em qualquer fórum você irá conseguir respostas. De desenvolvedores iniciantes a experientes, quem nunca encontrou um bug, né?
Quer aprender um pouco mais sobre desenvolvimento web? Clica na minha cara ali em baixo 😉