Já estamos em 2016 e com um novo ano, promessas de um novo cenário econômico também chegam. Mesmo com a crise que, há algum tempo, vem assombrando especialistas e empresários, 2016 promete ser um ano de muitas inovações e novidades nas vendas e no marketing.
Saber o que dará certo ou não neste ano não é uma tarefa tão difícil. Tendo como base o comportamento do consumidor durante o ano passado, principalmente no segundo semestre, vê-se que o consumidor brasileiro incorpora cada vez mais as compras pela Internet ao seu dia a dia, e o que era sofisticação se transforma em hábito. Quer descobrir outras tendências do e-commerce para 2016? Confira a lista abaixo:
Cada vez mais tecnologia
Com a necessidade de oferecer uma experiência de navegação cada vez mais agradável e útil, podemos esperar uma nova leva de recursos técnicos, principalmente nas páginas de detalhe de produto. Um maior uso dos vídeos e recursos de visualização apurados são uma grande aposta para o ano.
Foco em dispositivos móveis
O crescimento do uso de smartphones com acesso à Internet e a popularização dos tablets está direcionando os consumidores a comprarem cada vez mais na internet. Segundo dados da consultoria e-Bit do primeiro semestre de 2015, o volume de compras provenientes de dispositivos móveis representou mas de 10% do faturamento total do semestre, uma evolução de 44% em relação ao mesmo período do ano passado.
Intensificação do uso de redes sociais
Aliar-se ao movimento de crescimento das redes sociais é um caminho sem volta que deve ser traçado. Listas de desejos, por exemplo, poderão ser montadas diretamente a partir de redes sociais, como o Facebook, e ficarão disponíveis nas lojas virtuais.
Customização da navegação e atendimento
Quanto ao user experience, devemos esperar uma customização cada vez maior, não apenas na navegação da loja como também na comunicação com os clientes.
O remarketing, o envio de e-mail marketing e as ações nas redes sociais tenderão a ser cada vez mais customizadas. Em suma, o objetivo é criar um relacionamento cada vez mais personalizado com os clientes.
Evolução em meios de pagamento para mobile commerce
O crescimento das vendas vindas de dispositivos móveis provocará uma evolução orgânica da relação de segurança entre os meios de pagamento online e os consumidores. É provável que nesse ano, novos meios de pagamento apareçam e que os meios já existentes se aprimorem ainda mais, tornando-se mais intuitivos e fáceis para o uso geral.