Confesso que não era muito fã das redes sociais por uma questão de produtividade. Cheguei até a adicionar uma extensão para bloquear o feed do meu Facebook pra que eu parasse de perder horas scrolling infinitamente.
Claro que esta é uma questão pessoal de disciplina. Você pode dizer que o Twitter é uma benção das Deusas, que você adora o Instagram, usa o Snapchat o tempo todo e atualiza o Facebook a cada hora. Tem espaço pra todo mundo, e esta é a graça: Na internet você sempre vai encontrar alguém que seja ao menos um pouquinho como você é.
Começar a trabalhar com mídias sociais sem manjar além do básico, só com o desafio me incentivando me ensinou muito, então vou compartilhar algumas coisas que aprendi/percebi durante meu trabalho como redatora aqui na BCOMB:
1- Tem gente pra caramba trabalhando na área e disposta a compartilhar seus conhecimentos.
2- É essencial pensar em cada passo a ser tomado pela equipe. Analisar o público constantemente, os acessos, o engajamento, os comentários, as citações, etc, são essenciais para poder tomar qualquer decisão. Uma desinformação inocente pode se tornar uma grande confusão rapidinho.
3- Desinstalei o bloqueador de anúncios pra ficar sempre de olho nos posts patrocinados. Dá pra se inspirar e pra observar erros e acertos tanto seus quanto dos outros.
4- Me inscrevi em muitas newsletters com o mesmo objetivo.
5- Descobri que o Google sabe mesmo de tudo, mas que muita gente não sabe que ele sabe.
6- Mesmo sabendo tudo de todos, ele não sabe tudo sobre tudo. Pesquisar fora da internet também é possível.
7- O alcance pago é essencial, mas o alcance orgânico é uma coisa linda de se ver. <3
8- Pesquisa, pesquisa, pesquisa, pesquisa o tempo todo. É tanto cliente diferente que a gente acaba aprendendo muito sobre pessoas, raças de cachorros, musas fitness, fórmulas secretas…
9- Marketing Digital é uma coisa que funciona mesmo se bem feito. É desnecessário falar aqui que presença na internet é importante pra qualquer marca, né?
10- Contador de caracteres, dicionário de sinônimos e corretor ortográfico são os melhores amigos de um redator.
11- O importante é fazer o seu trabalho e se divertir com isso. Não vale à pena se estressar nem com cliente chato nem com comentários negativos. O bom mesmo é usar todo e qualquer feedback como combustível pra melhorar.
Confesso que aprendi aos poucos a amar as redes sociais, mesmo não me tornado usuária assídua de nenhuma delas. Ainda.
E você? Sua relação com o lado social da internet tá mais pra paixão ou ódio?
A Carol compartilhou um pouquinho das experiências dela como redatora, clica aqui pra conferir!