Eleito pela Apple como App do Ano em 2012, o Waze é uma das ferramentas para smartphone que mais vem crescendo nos últimos anos. Desenvolvido por uma start-up de Israel e adquirido pelo Google há dois anos, aproximadamente 30 milhões de pessoas usam o aplicativo no mundo todo e quase 2 milhões destas estão no Brasil. Muito além do GPS, o Waze funciona como uma rede social de trânsito e navegação. Sua principal funcionalidade é apontar a melhor rota e dar informações precisas a seus usuários. Como isso é feito? Simples, são os próprios usuários que colaboram para a coleta e repasse de dados em tempo real.
O sistema do Waze tem integração com o Foursquare, Bing e Google Maps, ou seja, para que uma determinada empresa esteja mais presente nos resultados de busca do aplicativo é importante que ela já faça parte das redes citadas. Ainda assim, isso não garante sua total aparição nas buscas devido à limitação de cobertura que as conexões 3G proporcionam. Sendo assim, o melhor caminho para a utilização do Waze como ferramenta de marketing é anunciar. Além da facilidade de atingir usuários que usam e colaboram com o Waze intuitivamente, a eficácia dos anúncios podem ser mensuradas através de relatórios e métricas fornecidas pelos próprios desenvolvedores..
Ao contrário de outros serviços de navegação como o Google Maps, por exemplo, os anúncios no Waze são exibidos em pop-ups. Não é necessário clicar para visualizar o conteúdo, basta estar próximo do local anunciado para que a empresa, produto ou serviço apareça na tela do usuário. Colocando um Pin, ou pino no mapa representando uma marca, os usuários da rede podem saber mais sobre ou escolher dirigir diretamente para a localidade do negócio anunciado. Quando buscas locais são feitas dentro do aplicativo, empresas que foram anunciadas e fiquem nas redondezas, também aparecem nos resultados. Todo anúncio veiculado no Waze tem validade de um mês e é cobrado a cada mil impressões, ou visualizações. O CPM (custo por mil) mínimo é de 1 dólar, sendo assim, a cada mil visualizações 1 dólar será cobrado.
Mesmo sendo relativamente novo no marketing digital, o Waze – disponível para Android, iOS e Windows Phone – já pode ser considerado uma ferramenta poderosa e tem muito a crescer. Segundo Samuel Keret, vice-presidente de business development da empresa, não há pretensões de que o aplicativo passe a ser pago, o principal objetivo do Waze hoje, é aumentar sua rede de usuários e atrair anunciantes.