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Marketing Digital: Monitoramento

Iniciar um novo projeto é uma tarefa que exige preparo e dedicação. É preciso definir objetivos e metas. Ao ter uma ideia, o primeiro passo é a sua validação. Neste primeiro momento, é preciso avaliar as chances de sucesso antes de colocar o projeto em prática. Cada fase tem suas peculiaridades e exigências próprias e o trabalho nunca chega ao fim, afinal, é preciso monitorar e analisar sempre para garantir a evolução do projeto.

Tenha uma definição clara do seu projeto respondendo às seguintes perguntas:

1. O que? Ou seja, qual a base da sua ideia? Quais objetivos busca alcançar com este projeto?
2. Por quê? Saiba responder o que te motiva. Trabalhar com paixão e propósito sempre traz resultados melhores.
3. Onde? É preciso delimitar qual será o alcance geográfico do seu projeto.
4. Quando? Em quando tempo o projeto estará em andamento e por quanto tempo ele pode durar?
5. Quem? Quantas e quais pessoas farão parte do seu empreendimento?
6. Como? Esta talvez seja a pergunta mais difícil de responder. É preciso ir além do básico e prever todas as possibilidades de sucesso e até mesmo obstáculos a serem superados para evitar o fracasso.
7. Quanto? Qual o valor do seu projeto? Calcule todos os gastos envolvidos em todas as etapas. É fundamental evitar riscos e imprevistos financeiros.

É preciso entender as diferenças entre monitoramento e avaliação. O monitoramento deve ser constante, deve levantar dados e acompanhar cada ciclo do projeto. A avaliação é feita ao final etapas e fases significativas e leva em conta os dados recolhidos pelo monitoramento constante.

A avaliação consiste em três fatores: eficácia, eficiência e efetividade. Eficácia é o potencial que o projeto possui para alcançar as metas estabelecidas. Eficiência é a comparação dos resultados obtidos em relação ao esforço e investimento empregados. Por último, a avaliação deve mensurar se o projeto é realmente efetivo, ou seja, se ele cumpre o que se dispõe e atende às expectativas.

O monitoramento constante deve ir além da margem de lucro, é preciso atualizar os dados de todos os aspectos do projeto. Tenha tabelas para monitorar todos os gastos, assim você pode saber se é preciso mudar de fornecedor, por exemplo. Monitore cada campanha de divulgação, assim você pode entender melhor o seu público alvo.

Para realizar estes passos com eficácia, é possível contratar um Analista de Negócio, profissional especializado neste tipo de serviço. Este profissional fará a análise dos dados coletados no monitoramento para, então, indicar quais os próximos passos e as próximas metas para manter a evolução do projeto.

Uma análise completa deve contar com dados sobre clientes, executivos, fornecedores, funcionários, enfim, todas as pessoas e todos os setores envolvidos no projeto. Vale lembrar que o mesmo projeto pode passar por várias análises. A quantidade e a frequência das análises dependem das metas.

O monitoramento constante e análises detalhadas e cuidadosas são fundamentais para manter a evolução do projeto. Afinal, uma grande ideia não irá adiante por muito tempo sem reparos ao longo do caminho.

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