Tenho 27 anos, me formei em publicidade e propaganda em 2011, concluí pós-graduação em estratégias competitivas em 2014 e trabalho com marketing desde 2008. ~ parabéns~
Nesses 8 anos de caminhada já estive dos dois lados da moeda ~maisdeumavez~: agência e cliente. E o que mudou em minha vida? Fez toda diferença! E só tenho a agradecer, apesar do sofrimento. ~disse a taurina com ascendente em câncer.~
Essa diferença me fez perceber a realidade de ambos lados, claro que toda empresa tem sua peculiaridade, mas entender as dores e delícias ~parafraseando Caetano~ me motivou a ser um atendimento melhor para a equipe que lidero (amo vocês migx <3), para os clientes que atendo, para a empresa que presto serviço e para mim, afinal, depois do expediente quem ficava de cabeça cheia era eu e sinceramente, não vale a pena. Então… Sissy that walk monamour!
Legal… Mas vamos ao que interessa. Como ~todo mundo~ adora listas (torna a leitura dinâmica né amiga?), segue 05 itens para reflexão:
1. O briefing é responsabilidade de ambas partes: O cliente precisa se esforçar para passar o máximo de informações com qualidade e assertividade ~ajuda a reduzir refação/reprovação~, e o atendimento precisa estar atento e se antecipar ao que falta, ao invés de somente perguntar o que ele quer;
2. Atendimento não é comercial, mas tem que saber vender: É necessário identificar oportunidades rentáveis dentro dos clientes que já atende, financeira ou o que traga mais visibilidade para a agência. Já pelo olhar do cliente é importante saber quando e como aproveitar as ideias oferecidas, mas estar aberto a ouvi-las;
3. Sô flango, sô: Não existe “é só uma alteraçãozinha”. Toda e qualquer alteração demanda tempo, por mais simples que ela seja. Assim como não é fácil para o cliente conseguir o budget que a agência pediu para aqueeele job extra super legal…
4. Seja amigo do cliente. Seja amigo da agência: A agência entra no mundo do cliente, mas o cliente não entra no mundo da agência e para que os trabalhos fluam naturalmente é importantíssimo ter um bom relacionamento. Agência: Saber quando e como dizer não, saber quando defender uma ideia ou quando recuar, deixar o gosto pessoal de lado e se colocar no lugar do cliente. Cliente: Estar aberto para novas ideias é o que mantém a dinâmica e criatividade;
5. Não tenha medo: Vamos testar! Vamos sugerir! Vamos pensar diferente e sair da zona de conforto. Se não deu certo, já saberemos o que NÃO fazer.
Beijos de luz!
Soraya