De início já deixo o aviso: caso você seja um designer experiente na vida de agência esse texto pode ser bem óbvio, mas se for um novato… meu querido, isso é pra você!
Se o seu caso for o último, saiba que estou no mesmo barco: há cerca de um mês comecei a estagiar na BCOMB como designer da Equipe A. Apesar de já ter tido certa experiência na área, essas últimas semanas têm sido constituídas de muito aprendizado em vários setores. Então, em nome de sua felicidade vou dividir algumas dessas lições (ainda que simples) com você.
1- Fones são seus melhores amigos!
É natural que role um pouquinho de barulho na agência justamente quando você precisa se concentrar. Ainda assim, não há motivo pra close errado: é só colocar uns fonezinhos com uma playlist esperta e tá tudo ok!
2- Confie no atendimento
Apesar de às vezes ser bem rígido, o atendimento é tipo seu Yoda particular: todas puxadas de orelha são para o seu bem! Por exemplo, quando o cliente não passar as infos necessárias para o job sabe quem vai te salvar? Yass, o atendimento!
3- Otimize seu tempo.
Num mar de jobs é importante sabe como administrar seu tempo com maestria. Pra isso, seja esperto nos softwares!
Busque utilizar ferramentas de recorte rápido e plug-ins otimizadores como o GuideGuide.
4- Referências, referências, referências!
Por mais que você siga o passo anterior, nem sempre há tempo pra pesquisar referências específicas – e elas são imprescindíveis! Portanto, sugiro que faça alguns painéis no nosso amado Pinterest com o perfil e linguagem de cada um de seus clientes. Dessa forma será mega rápido encontrar algo que combine com a marca e adaptar para o tipo de job que você precisa.
5- Mantenha-se organizado
Quando você faz várias peças por dia para vários clientes é muito fácil se perder entre os arquivos e a forma mais fácil de evitar isso é: seja rigoroso ao caprichoso a nomear seus arquivos. Imagina quanto tempo você vai ganhar se não tiver que abrir 23542 PSDs até achar aquela newsletter que precisa de alteração? E por falar em alteração, por favor não esqueça de sinalizá-las no nome do arquivo.
Essas são só algumas dicas super básicas mas que podem ajudar quem acabou de chegar desse mundo – daria para fazer uma lista enooorme ainda! Aguardemos 😉
Beijos de luz e harmonia